The Developers Conference 2015 – Trilha de Banco de Dados

Fala galera, dia 21/07 rolou em São Paulo a trilha de Banco de Dados do TDC – The Developers Conference – edição 2015 em São Paulo. Nesta trilha me juntei ao Marcus Vinicius Bittencourt (twitter|blog) como coordenadores pra fazer esta parte do evento acontecer. Acompanhe aqui todas as palestras da trilha de Banco de Dados do TDC 2015!

Depois de analisar as diversas palestras submetidas, foi difícil definir quais seriam as 7 palestras que entrariam na grade do evento. Bom, pra dar um gostinho do que rolou nesta trilha do evento, vejam as palestras:


 

10:10 às 11:00 | A “Metamorfose Ambulante” do Postgres – Fábio Telles Rodriguez (twitter|blog)

De “Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional” até “Plataforma de Persistência Aberta”, ou algo parecido. Acompanhe como as coisas evoluíram de 1970 para cá e fizeram do Postgres uma das mais flexíveis e confiáveis plataformas para persistência de dados, passando pelos bancos “Orientados a Objeto” e pelo NoSQL.


11:10 às 12:00 | O problema não é no banco de dados – Marcos Freccia (twitter|blog)

Nessa sessão junte-se ao MVP em SQL Server Marcos Freccia e vamos debater maneiras de mostrar que o problema não está no banco de dados. Vamos criar baselines e reports utilizando apenas o Database Engine, SSIS e SSRS. Ferramentas essas que você ja paga quando licencia o seu banco de dados.


13:10 às 14:00 | Quer ser um excelente DBA? Pergunte-me como – Vitor Tadeu Fava (twitter|blog)

Nesta seção discutiremos quais as características um excelente administrador de banco de dados necessita no mundo corporativo atual e como adquirir e desenvolver estas habilidades.


14:10 às 15:00 | Novidades do Universo MySQL – Airton Lastori (twitter|blog)

Os engenheiros da Oracle andam ocupados: o MySQL 5.7 já está em estágio de Release Candidate e muitas novidades. Nesta apresentação abordaremos as novidades desta versão e também algumas melhorias do MySQL Cluster, detalhando os novos recursos como: interfaces NoSQL, Memcached API, JSON e HTTP, mais operações online, melhorias de desempenho no InnoDB e Otimizador, replicação multi-source entre outras.


15:40 às 16:30 | Como lidar com dados temporais e intervalos com a linguagem SQL – Mauro Pichiliani (twitter|blog)

A manipulação de dados por meio de intervalos de datas é uma das poucas tarefas na qual a linguagem SQL não é muito útil. O motivo é operações como intersecção , precedência, combinação e operações relacionadas a intervalos de datas requerem a construções de instruções SQL muito complexas e com pouca manutenabilidade. Esta palestra vai apresentar os principais problemas relacionados à pesquisas por intervalos de data e explicar porquê a linguagem SQL não é adequada para lidar com eles. Em seguida a palestra vai se conentrar nas soluções existentes, incluindo as extensões da linguagem SQL para manipulação de data, interfaces para ferramentas OLAP e ferramentas específicas para pesquisas por intervalo.


16:40 às 17:30 | As boas praticas de programação para SQL Server – Marcelo Fernandes (twitter|blog)

Será apresentando as boas praticas de programação de SQL visando o publico de developers, a apresentação seguirá o modelo onde é apresentando um proposta comum de solução e qual seria a maneira mais eficaz e performática para a solução. Será discutidos temas como Índices, Estatísticas, T-SQL, Planos de Execução e inmemory database.


17:40 às 18:30 | Super Hybrid – Murilo Miranda (twitter)

Esta sessão reúne todas as opções existentes, até então, que permitem a integração do SQL Server com o Azure.
Além da teoria, irei abordar e demonstrar esta soluções.


Espero que tenham gostado das palestras do evento, caso queira ver os vídeos, o TDC também oferece as gravações

Nos vemos novamente em 2016!

Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.