Instalando R para trabalhar com Data Science

Instalando o R e o RStudio

para começar a trabalhar com Data Science

Talvez a primeira coisa prática a se pensar em fazer é sair instalando R para trabalhar com Data Science. Mas por que? Porque o R é uma das ferramentas [free] mais interessantes e usadas por cientistas de dados. Por exemplo, esta poderosa linguagem de programação criada na década de 70 é usada até hoje por matemáticos, estatísticos e cientistas ao redor do mundo. Contudo, seguindo apenas alguns poucos passos você conseguirá instalar o Framework R e o RStudio em sua máquina, e conseguirá usar todo o potencial de análise e exploração de dados existente nos pacotes criados por desenvolvedores até os dias de hoje.

R Framework

A primeira coisa a se fazer é acessar o CRAN [The Comprehensive R Archive Network] pra fazer o download do R Framework para seu sistema operacional. Vou fazer pra Windows que é o que uso, mas existe também pra Mac OS ou distribuições Linux. 

Escolha do R para Windows

Ao escolher seu SO, você será encaminhado para a página de download. Se quiser acessar diretamente, use o link https://cran.r-project.org/bin/windows/base/

Download do R para Windows

A versão pra Windows tem por volta de 64MB… Depois de baixar é só instalar (next, next, finish), pode usar as configurações padrão sem problema.

IDE de Desenvolvimento

Após a instalação do framework, uma IDE é fornecida mas ela é bem menos interessante de se trabalhar do que o RStudio. Vamos fazer o download e instalação do RStudio para ter produtividade com a ferramenta. Para baixar o RStudio e procure o download para desktop [que também é free se você não for ganhar dinheiro com ele]. Ao clicar para fazer download da versão Desktop, você será redirecionado para uma nova página.

Download do RStudio

Após fazer o download, abra e siga as instruções padrão da instalação. Dentro de instantes o RStudio estará disponível para uso.

Ambiente RStudio

Abra a instalação e divirta-se com as possibilidades de análise e exploração de dados! Caso queira começar do zero, aqui explico como você pode fazer algumas brincadeiras Plotando gráficos de caixa e depois altera suas cores quando aprender a Trabalhar com cores no R.

Parabéns, você instalou o R para trabalhar com Data Science!

Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.