Tendências em Engenharia de Machine Learning e MLOps em 2024

Tendência de Engenharia de Machine Learning e MLOps
Tendência de Engenharia de Machine Learning e MLOps

A inteligência artificial (IA) está em constante evolução e as tendências para 2024 prometem transformar a forma como interagimos com essa tecnologia. Neste artigo, apesar de não gostar de falar sobre futurologia, quero explorar possíveis caminhos que moldarão o cenário da Engenharia de Machine Learning e MLOps em 2024 e nos próximos anos.

Ao navegar no linkedin, não é novidade que essas são áreas que estão em constante evolução e que trazem soluções inovadoras para diversos setores da indústria. Principalmente agora, onde a IA está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas, impulsionando avanços significativos em produtividade e qualidade.

O que é Engenharia de Machine Learning e MLOps?

Para não ficar exaustivo e extenso demais esse texto, vou fazer uma ligação sobre o que é Engenharia de Machine Learning e MLOps com o texto que escrevi anteriormente para o blog, chamado MLOps e Engenharia de Machine Learning descomplicados. Convido vocês a lerem o texto que dá a base para o que vamos discutir a seguir.

Algumas apostas de Machine Learning para 2024

Tentei separar essa seção em dois sub-grupos, um focado em ferramentas e produtos, e outro engloba as outras coisas.

Ferramentas / Produtos

IA de Machine Learning mais sofisticada
O Machine Learning tradicional é a base da IA moderna e continuará a se aprimorar. Mesmo com os avanços da IA Generativa, o ML é uma área que não vai parar tão cedo. Contudo, isso significa, que os sistemas de IA aprenderão e se adaptarão mais rapidamente, abrindo novas possibilidades em diversos setores. O aprimoramento do aprendizado de máquina e a acessibilidade tecnológica são fatores fundamentais para termos soluções de ML mais sofisticadas.

Engenharia de Machine Learning no mercado de dados
O crescimento da IA e as falhas associadas à sua produtização de forma manual e sem padrões corporativos geraram a necessidade de profissionais especializados. Aliás, foi por causa disso que surgiu a área de MLOps e a demanda por pessoas que trabalham com Engenharia de Machine Learning. Sobretudo, essas pessoas garantem a operacionalização dos modelos, permitindo que os Cientistas de Dados foquem na resolução de problemas, na geração de insights e no desenvolvimento de modelos de ML.

Avanço das plataformas e ferramentas de MLOps: Outra tendência que aposto para 2024 é o avanço das plataformas e ferramentas que facilitam a implementação do MLOps nas empresas. Eventualmente, essas soluções permitem gerenciar todo o ciclo de vida de ML de forma integrada, automatizada e padronizada, reduzindo os custos, os riscos e o tempo dos projetos. Inclusive, quem tiver interesse em um livro curtinho e gratuito em português sobre MLOps, a Databricks está distribuindo um. Clique aqui para acessar O livro completo de MLOps. Faça um cadastro rápido e tenha direito de baixar o livro.

Análise Aumentada (Augmented Analytics)
A análise de dados tradicional está evoluindo, chegando a patamares de explicabilidade bem distintos. Agora, o aprendizado de máquina combinado com o Processamento de Linguagem Natural geram relatórios analíticos automaticamente, permitindo insights instantâneos para consultas ad hoc. Grande parte desta evolução tem a ver com questões de IA Generativa utilizando transformers.

Outras coisas

Aumento da demanda por profissionais qualificados: com o crescimento do uso do machine learning em diversos setores, como saúde, educação, finanças, varejo e indústria, a demanda por profissionais capacitados em Engenharia de Machine Learning e MLOps também deve aumentar. Por isso, investir em formação e atualização nessas áreas pode ser uma ótima oportunidade para quem quer se destacar no mercado.

Inclusive, acompanhe o aumento global sobre as buscas destes termos (em inglês) desde 2015:

Tendência de Engenharia de Machine Learning e MLOps
Google Trends – MLOps e Machine Learning Engineering

Expansão do uso da computação em nuvem e da computação distribuída: Outra tendência que vejo para 2024 é a expansão do uso da computação em nuvem e da computação distribuída para o desenvolvimento e implantação de sistemas de machine learning. Afinal, a computação em nuvem permite acessar recursos computacionais sob demanda, sem a necessidade de investir em infraestrutura própria. Por outro lado, a computação distribuída permite processar grandes volumes de dados em paralelo, utilizando vários nós ou máquinas conectadas em rede. Essas tecnologias possibilitam criar modelos mais complexos, robustos e escaláveis, além de reduzir os custos operacionais.

Crescimento de padrões de IA Ética, Explicável e Responsável: Assim como o Marco Civil da Internet e a LGPD foram conquistados para proteger os usuários, está em discussão no Senado Federal um projeto para regulamentação da IA. Até a data de publicação deste texto, ainda tem muita discussão para ser feita. Mas, independente disso, vejo uma tendência para 2024 como sendo o crescimento da adoção de padrões que estão diretamente relacionados à IA Ética, IA Explicável e IA Responsável nas organizações.

Inclusive, em Setembro/2023, participei de um evento no ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, e uma das apresentações foi sobre IA Ética e Responsável. Baita aula da Dra Daniela América da Silva. Em linhas gerais estas frentes consideram os aspectos sociais, ambientais e legais envolvidos no uso do machine learning. Buscando evitar ou mitigar os possíveis impactos negativos que essa tecnologia pode causar.

Mas, e ai?

Estas são algumas tendências em Engenharia de Machine Learning e MLOps que eu acredito que faz sentido olhar com carinho, principalmente, se estas áreas de atuação estão no seu objetivo profissional. Pode ser que nada disso se fortaleça? Pode! Mas, na minha visão, são bons caminhos para investir um tempinho.

 

Imagem de capa criada com IA pelo Bing: Utilizei o prompt: “An image in orange and purple colors that represents AI technologies. The image should have the words ‘Trend 2024’, ‘EngML’ and ‘MLOps’ written explicitly. The style of the image should be digital illustration.”.

Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.