Aprenda Engenharia de Machine Learning e MLOps online

Onde aprender e se atualizar sobre Engenharia de Machine Learning e MLOps
Homem acima do peso estudando para EngML e MLOps

A Engenharia de Machine Learning e MLOps são áreas que estão em alta no mercado de tecnologia pois envolvem o desenvolvimento, a implantação e a manutenção de sistemas de inteligência artificial em produção. Mas como aprender e se atualizar sobre esses temas, que estão em constante evolução? Neste blogpost, vou mostrar algumas opções de cursos online gratuitos ou de baixo custo, oferecidos por grandes empresas como Google, Microsoft e AWS, além de outros fornecedores para que você aprenda Engenharia de Machine Learning e MLOps. Esses cursos podem lhe ajudar a adquirir as habilidades e as certificações necessárias para se destacar nesse setor. Bora lá?

Não quero ficar repetindo conceito e textos, então não entrarei no mérito do que é e qual a importância desta área… Já escrevi sobre isso em MLOps e Engenharia de Machine Learning descomplicados, Ferramentas e plataformas essenciais para projetos de IA e ML e Tendências em Engenharia de Machine Learning e MLOps em 2024.

Por que aprender Engenharia de Machine Learning e MLOps?

Aprender Engenharia de Machine Learning e MLOps pode trazer diversos benefícios para a sua carreira e para os seus projetos, principalmente porque há uma demanda muito grande por essa área nas empresas. Destaquei alguns itens que considero importante para compartilhar com vocês!

  • Você poderá desenvolver soluções inovadoras e de alto impacto, usando a inteligência artificial para resolver problemas reais de diversos setores da indústria;
  • Você poderá aumentar a sua empregabilidade e a sua remuneração, pois a demanda por profissionais com habilidades de nuvem e machine learning está em crescimento, e as empresas estão dispostas a pagar bem por eles;
  • Você poderá aprimorar as suas competências técnicas e profissionais, pois os cursos online oferecem conteúdo atualizado, prático e relevante, além de oportunidades de interação com instrutores e colegas;
  • Você poderá obter certificações reconhecidas no mercado, que comprovam o seu conhecimento e a sua experiência em Engenharia de Machine Learning e MLOps, e que podem abrir portas para novas oportunidades.

Não posso deixar de compartilhar uma Playlist do Youtube que gravei há alguns anos e continua super atual. Convido todos vocês à assistirem aos vídeos e acelerar suas respectivas carreiras. A Playlist está neste link: Como aprender Data & AI de graça com os fornecedores líderes globais de Cloud Computing.

Depois de acompanhar Data & AI nos vídeos da Playlist, existem diversas outras opções de cursos online gratuitos ou de baixo custo para aprender Engenharia de Machine Learning e MLOps oferecidos por grandes empresas como Google, Microsoft e AWS, além de outros fornecedores. Esses cursos abordam desde os conceitos básicos até os tópicos avançados, e são adequados para diferentes níveis de conhecimento e experiência.

Quais são os cursos online gratuitos ou de baixo custo?

Em geral, estes cursos ensinam os fundamentos e as aplicações do machine learning, como usar os serviços e as ferramentas para construir, treinar, implantar e gerenciar modelos de ML, e como usar o MLOps para automatizar e padronizar o ciclo de vida de machine learning. Assim, independente de qual provedor de cloud computing você estude, todos lhe ensinarão o conceito e terão a prática em suas ferramentas:

Google: A Google oferece vários cursos online gratuitos para aprender sobre machine learning e inteligência artificial, através da plataforma Google Activate, que em algumas encaminha você para a Coursera. Um destes exemplos é o Certificado Profissional Google Data Analytics (PT) e o Advanced Machine Learning with TensorFlow on Google Cloud Platform. Já o Machine Learning Engineer Learning Path fica interno no Google Cloud Skills Boost.

Microsoft: A Microsoft também oferece diversos cursos online gratuitos para aprender sobre machine learning e inteligência artificial, porém, oferece tudo através da plataforma Microsoft Learn. Alguns exemplos são Introdução às MLOps (Operações de Machine Learning), End-to-end machine learning operations (MLOps) with Azure Machine Learning, Create machine learning models e Fundamentals of machine learning. Ah, não deixe de acompanhar também o Automate your workflow with GitHub Actions.

AWS: A AWS, que é a divisão de computação em nuvem da Amazon, também oferece vários cursos online gratuitos para aprender sobre machine learning e inteligência artificial, através da plataforma AWS Training and Certification e AWS Skill Builder. Tem o The Elements of Data Science (Portuguese) e o Machine Learning Learning Plan (Portuguese). Havia um bastante deste workshop prático, de MLOps, que eu gostava bastante, mas ele foi descontinuado.

Como escolher o melhor curso online?

Com tantas opções de cursos online disponíveis, pode ser difícil escolher o melhor para que você, de fato, aprenda Engenharia de Machine Learning e MLOps. Por isso, quando vou fazer algum curso, considero alguns critérios que me ajudam a escolher:

Nível de conhecimento e experiência: Você deve escolher um curso que seja adequado ao seu nível de conhecimento e experiência em machine learning, engenharia de software, computação em nuvem, entre outros. Se você é iniciante, procure por cursos que ensinem os conceitos básicos e as práticas recomendadas. Se você é intermediário ou avançado, procure por cursos que aprofundem os tópicos e os desafios que você quer aprender ou resolver.

Objetivo de aprendizagem: Você deve escolher um curso que esteja alinhado ao seu objetivo de aprendizagem, seja ele profissional ou pessoal. Se você quer se preparar para uma certificação, procure por cursos que ofereçam conteúdo e simulados específicos para o exame. Se você quer desenvolver um projeto ou uma solução, procure por cursos que ofereçam exemplos e exercícios práticos relacionados ao seu domínio ou problema.

Orçamento e tempo: Você deve escolher um curso que caiba no seu bolso e na sua agenda. Se você não quer gastar muito, procure por cursos gratuitos ou de baixo custo, que ofereçam conteúdo de qualidade e acesso ilimitado. Se você tem pouco tempo, procure por cursos flexíveis ou cursos livres que permitam que você estude no seu próprio ritmo e horário.

Tem outras opções?

Além das grandes empresas, existem outros players que oferecem cursos online gratuitos ou de baixo custo para que você aprenda Engenharia de Machine Learning e MLOps, como a Coursera, a Udemy, a edX, a DataCamp, a Databricks, entre outros. Esses cursos abrangem diversos tópicos, como machine learning, deep learning, nlp, computer vision, data science, MLOps… Normalmente os cursos são ministrados por instrutores renomados, como Andrew Ng, Geoffrey Hinton, Yann LeCun, e são oferecidos através de instituições de prestígio como Stanford e MIT. Alguns desses cursos também oferecem certificados de conclusão, que podem ser adicionados ao seu currículo ou perfil do LinkedIn.

Outra opção, pensando na situação de retorno aos escritórios, muitas pessoas voltaram a pegar horas e mais horas de transporte para ir trabalhar. Nestas horas, porém, pode ser perigoso estar com o celular a mostra para assistir um vídeo dos treinamentos. Então, pensando por esse lado, os livros também podem lhe ser úteis. Deixo aqui algumas opções que gosto bastante e recomendo para quem também curte estudar por livros.

Projetando sistemas de Machine Learning: processo interativo para aplicações prontas para produção, por Chip Huyen

Machine Learning Engineering with Python – Second Edition: Manage the lifecycle of machine learning models using MLOps with practical examples, de Andrew McMahon

Mãos à obra aprendizado de máquina com Scikit-Learn, Keras & TensorFlow: conceitos, ferramentas e técnicas para a construção de sistemas inteligentes

Tem mais livros, se quiser indicação, me mande uma mensagem 🙂

Conclusão

Existem diversas opções de cursos online gratuitos ou de baixo custo para aprender Engenharia de Machine Learning e MLOps, oferecidos por grandes empresas como Google, Microsoft e AWS, além de outros fornecedores. Esses cursos abordam desde os conceitos básicos até os tópicos avançados, e assim, são adequados para diferentes níveis de conhecimento e experiência. Para escolher o melhor curso para você, é importante considerar alguns critérios, como o seu nível de conhecimento e experiência, o seu objetivo de aprendizagem, o seu estilo de aprendizagem, o seu orçamento e disponibilidade.

Posso estar sendo preciosista, mas acredito que com esses materiais e dedicação de tempo, acredito que você aprenda Engenharia de Machine Learning e MLOps 🙂

Boa sorte e bons estudos

 

Imagem de capa criada com IA pelo Bing: Utilizei o prompt: “A slightly overweight man with a beard, wearing a polo shirt, working at a desk with a computer, with a bookshelf full of books behind him. The photo should take the angle from behind the computer, showing the man sitting in front of the computer, and his back to the bookshelf. The style used should be Digital Illustration, in a drawing format. The computer screen displays different content. Add three coffee cups on the desk, and some messy papers”.

Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.