Temos mais de 3200 usuários no Sagemaker Studio

Compartilhamento de tela de apresentação do Sagemaker Studio
Apresentação do case do Sagemaker Studio

O Itaú Unibanco, maior instituição financeira da América Latina, está revolucionando seus serviços bancários por meio da transformação digital. Em parceria com a Amazon Web Services (AWS), o banco aprimorou a disponibilidade de suas aplicações para ciência de dados, atendendo o time to marketing e melhorando a experiência em entregar soluções de inteligência artificial para nossos clientes na ponta. Isso pode ser visto como reflexo em mais de 3200 usuários no Sagemaker Studio, o ambiente de desenvolvimento de modelos de ciência de dados oferecido pela AWS.

Modernização Bancária na Nuvem

O Itaú está na vanguarda da inovação bancária, a fim de aproveitar as capacidades de computação em nuvem, podemos oferecer serviços mais ágeis e personalizados. A parceria com fornecedores de cloud nos ajudou a impulsionar a transformação digital, com impacto positivo na experiência de nossos clientes.

O banco percebeu que seus clientes buscavam cada vez mais serviços online, e para resolver isso, era preciso entender as necessidades de seus clientes. Assim, para atender a essa demanda, o banco concentrou-se na modernização de suas aplicações bancárias. Utilizamos soluções como Amazon CloudWatch e AWS Fargate, assim o Itaú fortaleceu a resiliência de suas aplicações. Isso ajudou a garantir que os clientes tenham acesso contínuo e seguro aos serviços bancários, que é um dos nossos pilares de tecnologia.

Temos mais de 3200 usuários no Sagemaker Studio

A fim de contar a história da transformação digital também no mundo de ciência de dados, estamos construindo a plataforma IARA – Itaú Advanced Resources for Analytics. Essa plataforma atende a jornada fim a fim da experiência de desenvolvimento do ciclo de vida de modelos, passando por todas as etapas. Desenvolvimento, publicação e monitoramento de modelos. Contamos um pouco do desafio no paper publicado na CBSoft 2022 – Congresso Brasileiro de Software promovido pela Sociedade Brasileira de Computação.

Publicamos, recentemente, um caso de sucesso do Itaú junto à AWS para contar mais um pouco dessa história. Particularmente foi uma experiência super interessante para minha carreira, porque pudemos contar sobre a nossa jornada de transformação digital da ciência de dados dentro do Itaú.

E não só fizemos a publicação do case no portal da AWS, como também apresentamos o case para o time de produtos do Sagemaker. Pudemos explicar os nossos desafios e demos feedbacks sobre a experiência. Assim, também, reforçamos a importância da parceria e da evolução constante da plataforma da AWS e do Itaú.

Compartilhamento de tela de apresentação do Sagemaker Studio
Compartilhamento de tela de apresentação do Sagemaker Studio

 

Para complementar um pouco essa história, te convido a ler estes textos: Automatizar a publicação do seu modelo com MLOps e MLOps e Engenharia de Machine Learning descomplicados. Nesse sentido, os textos foram publicados no blog para te ajudar a entender a disciplina de MLOps e Engenharia de Machine Learning. Também contamos como é atuar na engenharia de Machine Learning do Itaú, que inclusive ajuda pessoas interessadas à trabalhar na área a se preparar tecnicamente. Não deixe de acompanhar esses materiais!

Sobre Diego Nogare 347 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.