Como fazer uma boa arquitetura de cloud computing

Arquitetura de Cloud Computing

Computação em Nuvem não é novidade

e muitas vezes a arquitetura da solução pode ser melhorada

Você sabia que tanto Microsoft Azure quanto Amazon AWS tem produtos nas plataforma que ajudam em como fazer uma boa arquitetura de Cloud Computing em seus projetos? Se você procurar por Well-Architected Framwork vai encontrar uma ferramenta que analisa a sua arquitetura de nuvem buscando sugerir as melhores práticas de mercado. Vou focar este texto com Azure e AWS, mas não sei se outros fornecedores também possuem alguma ferramenta assim.

Este framework ajuda a responder questões de cada um dos pilares, que, em primeiro lugar, envolvem: Segurança, Confiança, Eficiência e Otimização, que juntos permitem chegar à uma Excelência Operacional.

Esta ferramenta foi criada buscando ajustar os componentes utilizados nos projetos em uma melhor arquitetura. Contudo, um dos grandes segredos do sucesso tem a ver com Infrastructure as a Code, para garantir excelência e reprodutibilidade dos componentes. A parte de Infrastructure as a Code é importante, como foi comentado em Automatizar a publicação do seu modelo com MLOps.

 

Os pilares da arquitetura

Ao observar os pilares de uma boa arquitetura de Cloud Computing em Azure ou AWS, estarão sustentadas em:

Segurança: Proteger informações e sistemas

Confiança: Capacidade de recuperação à desastres e falhas

Eficiência: Consiste em usar adequadamente os sistemas de TI

Otimização: Executar o que precisa, com o menor orçamento possível

Excelência Operacional: Foco em suporte corporativo para objetivos de negócios através de monitoramento do ambiente e com entregas de melhoras contínuas

 

Worloads específicos

O processo de Well-Architected é bem genérico. Contudo, é possível aplicar análises em workloads específicos. Por exemplo, para AWS, há um documento de mais de 60 páginas de AWS Well-Architected – Machine Learning, como também para Analytics. Também é possível encontrar este framework para outras frentes de trabalho, mas não é o foco aqui do texto.

 

Treinamentos gratuitos

Tanto Microsoft quanto Amazon possuem treinamentos gratuitos para ajudar quem está desenhando a arquitetura, a seguir as boas práticas. O treinamento da AWS tem por volta de 1h30 de conteúdo em vídeo. Eu particularmente demorei mais do que isso. No entanto, no curso da Microsoft, o material é predominante de texto. O conteúdo diz ter por volta de 1h40, mas eu também demorei mais.

 

Como fazer uma boa arquitetura de Cloud Computing

Você pode rodar qualquer uma das ferramentas utilizando os links abaixo:

AWS Well-Architected

Azure Well-Architected Review

A ferramenta lhe conduz durante o processo, garantindo que você consiga usufruir de todo o potencial que o framework oferece.

 

Bons desenhos!

Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.