Gestão digital de pessoas

Gestão digital de pessoas

Cuidar de pessoas

é, talvez, o principal papel do gestor

Grande parte das horas diárias de um gestor está direcionada à relacionamento, mas, como fazer gestão digital de pessoas de forma distante? Principalmente agora, com empresas partindo para uma jornada híbrida entre parte do trabalho realizada no escritório e parte remota, ou até mesmo completamente remota. Estes desafios para os gestores aumentam.

Os profissionais aprenderam a adaptar suas jornadas com novas rotinas e horários. Mas uma coisa não mudou, ainda são pessoas conversando e cuidando de pessoas! Ainda é possível encontrar muitas gestões de empresas que estão engessadas no modelo tradicional de chão de fábrica praticado no passado, sem se preocupar em atualizar para a nova realidade do século XXI.

Até mesmo quando o trabalho é presencial existem problemas, mas quando se está remoto estes problemas tendem a aumentar. Isso pode acontecer por vários motivos, alguns são fáceis de descobrir e outros são mais difíceis. Por exemplo, cada pessoa tem sua forma de ver o mundo e suas culturas e raízes. Aprender a respeitar e incluir estas pessoas, com suas particularidades, faz parte da gestão e é uma das coisas mais difíceis de se fazer quando está remoto.

Para ajudar gestores neste desafio, listei alguns pontos que considero importante para uma efetiva gestão digital de pessoas.

 

 

Ausência de definições

Da mesma forma que se deve ter um acordo pedagógico com os alunos no início de cada disciplina quando se é professor, ao passar para o corporativo e assumir a liderança de pessoas, também é esperado que isso aconteça. Defina acordos de trabalho com o time, alinhe expectativas reais de como podem alcançar os objetivos do projeto. Trace metas tangíveis de resultado tanto individual quanto em grupo.

Nas conversas com o time trabalhe para remover as entrelinhas e deixar toda a comunicação explícita, ou seja, nada pode sub entendido. As entregas serão diferentes quando cada pessoa entender o que deve ser feito de uma forma diferente.

Os rituais que fazem parte do cotidiano dos profissionais de agilidade são um ótimo exemplo de como a comunicação pode ficar sem ruído. Reuniões rápidas no inicio de todos os dias de trabalho ajudam a deixar todos envolvidos na mesma página. Da mesma forma, as cerimônias como planning, review e retrospectiva, também ajudam a dar o caminho do projeto para as pessoas.

 

Irresponsabilidade

O líder deve ter a habilidade de passar a mensagem para todos os integrantes do time. As vezes não é fácil traduzir a “bronca” que veio de cima pra baixo, mas, fazer isso é fundamental para a mensagem chegar de forma construtiva ao time. Mas, como são um time, a responsabilidade deve ser dividida com o time.

Para alegria de todos o micro gerenciamento está em declínio. Muitos gestores estão praticando com os times a auto gestão e a democracia. Porém, isso aumenta a responsabilidade individual das pessoas para que o trabalho seja feito sem ter alguém dizendo o que/como alguma atividade deve ser feita. Esta técnica funciona quando todos se sentem realmente como parte do time e sabem que a entrega é responsabilidade compartilhada entre todas as pessoas.

 

Se sentir isolado

Busque conduzir discussões construtivas e com respeito, em primeiro lugar, incentivando que ideias sejam compartilhadas e discutidas. Além disso, todos participantes devem sentir que fazem parte do time evitando que se fiquem isolados e com a sensação de não ajudar na decisão. Mantenha um ambiente seguro onde todas as vozes tem valor. Isso não significa que todas ideias serão implementadas, porém, todas serão ouvidas e discutidas sem julgamentos.

Esteja próximo ao time. Deixe um canal de comunicação aberto para que todos possam lhe acionar quando precisar, independente de qual seja o assunto que precisem compartilhar contigo. Todos fazem parte do time, independente de qual seja a posição, estão juntos buscando um propósito em comum. Esse senso de união e pertencimento colabora com o bem estar de todos.

 

Falta de confiança ou sentimento de pertencimento

Nestes últimos anos venho acompanhando diversos relatos, principalmente em redes sociais, de pessoas que sentem que estão naquele lugar por sorte e não por capacidade. O nome deste sentimento é Síndrome do Impostor e pode ser disparada por diversos gatilhos, tanto pessoais quanto profissionais. Se você consegue descobrir os caminhos para se relacionar com cada pessoa do time, é possível ajudar no direcionamento das entregas de acordo com as habilidades individuais. Se alguma pessoa do time estiver apresentando sintomas de desânimo ou sentimento que seu trabalho não faz sentido, procure destacar a importância das conquistas e entregas desta pessoa. Este reconhecimento vai melhorar a sensação de pertencimento, trazendo ela “de volta” ao grupo. Mas cuidado, isso não significa que pode negligenciar as outras pessoas do time que estão andando sozinhas.

Nas reuniões promova a conversa franca e sem julgamentos. Acima de tudo, não exponha inseguranças de pessoas que estão contigo para você se sentir mais poderoso. Este tipo de situação gera um ambiente tóxico e afastará as pessoas. Converse individualmente com a pessoa para trabalhar em um plano de ação.

 

Cuidado com a caça às bruxas

Provavelmente já deve ter ouvido falar que na época medieval se caçavam bruxas para culpar algum acontecimento. Mas esse comportamento medieval ainda não acabou! Nos dias de hoje ainda acontece de líderes procurarem culpados à qualquer custo. Inclusive tem um trecho do livro A Startup Enxuta, de Eric Ries, que fala da técnica dos “5 Porquês”, e pode ser acompanhado no scan da imagem abaixo.

5 porques

Eu já presenciei situações constrangedoras onde o gestor ficava pressionando as pessoas, colocando contra a parede, para encontrar o culpado daquela situação. Onde na minha visão, buscava um culpado para punir ao invés de encontrar a solução para o problema. Não me lembro dos detalhes, mas foi uma situação bem desagradável para todas as pessoas que estavam naquela reunião.

 

Gestão digital de pessoas

Nestes últimos anos o Lifelong Learning está ganhando destaque. Encontre caminhos que ajude seu time a se atualizar tecnicamente sobre assuntos importantes para a empresa. Mas também permita que eles possam estudar coisas de interesses pessoais. Isso ajudará a ser reconhecido como pessoa e não apenas um recurso.

O relacionamento entre as pessoas do time não deve ser diminuído, mesmo com o time fisicamente distante. Lembre-se de manter uma cadência saudável de feedbacks com seu time, e procure eliminar estas situações:

  1. Indefinição de tarefas
  2. Insegurança de execução
  3. Isolamento das pessoas
  4. Irresponsabilidade com as entregas
  5. Irrelevância frente ao time
Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.