Como habilitar o SQL Azure Report – SSRS na nuvem

Fala galera, essa ainda é uma realidade para poucos. Digo isso, porque a participação no CTP (Community Technology Preview) do SQL Azure Report (SQL Server Reporting Services na nuvem) é restrita a pouco mais de 600 pessoas ao redor do mundo. A idéia deles é coletar feedback da criação, publicação e limitação dos relatórios que são criados e utilizados na plataforma Azure.

Bom, vou mostrar como habilitei o serviço na minha conta, para vocês saberem o quanto é simples fazer isso…

Mas para isso vocês precisam ter uma conta de Azure Platform ativa com o SQL Azure, sem o SQL Azure você não conseguirá utilizar. E é claro, também precisa ter o e-mail de convite do CTP do SQL Azure Report com sua chave de ativação.

Vou entender que você já tenha tudo isso, ok?

Agora, abra seu portal de gerenciamento do Windows Azure e espere todas as features carregarem.

image

Depois de carregados todos os serviços, clique no ítem do Reporting. Será apresentada uma nova tela perguntando se você quer se cadastrar no serviço do SQL Azure Reporting (1) ou se você já se cadastrou e agora pretende utilizar o recurso (2). Vamos acessar a opção 2 porque já estamos cadastrados.

Detalhe, você pode mostrar interesse em se juntar ao CTP se cadastrando no item 1. Pode ser que o time que está gerenciando os cadastros tenha aberto mais vagas para o projeto. Hoje, quando escrevo esse post, ainda está restrita a pouco mais de 600 convites, a utização do SQL Azure Report.

image

Quando escolhermos a opção 2, vamos configurar a conta que será utilizada para acessar os relatórios.

A primeira tela que se abre é uma EULA, e você precisa aceitar os termos para seguir. Depois você informa qual será a Subscription (conta do Azure), na tela seguinte você informa o código de ativação que chegou por email quando você foi aprovado no CTP do Azure e a senha. Após inserir o código, é só finalizar.

image

Quando você finaliza com sucesso o cadastro, um “Diretório Virtual” e um usuário são criados pra você poder publicar seus relatórios.

image

É pessoal, agora é chegada a hora de fazer alguns testes com o SQL Azure Report!

Sobre Diego Nogare 347 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.