Prova 70-442 – Eu passei – Agora MCITP

Fala galera, estou compartilhando com vocês uma conquista pessoal. Depois de praticamente 2 anos e meio sem fazer nenhuma prova de certificação Microsoft, resolvi que era hora de voltar à ativa. Isso já estava no meu planejamento 2010, mas finalmente eu tomei coragem para enfrentar essa prova.

A prova 70-442 – PRO: Design & Optimize Data Access by using MS SQL Server 2005 é uma prova tensa, criada para te forçar a utilizar a melhor prática para chegar ao resultado esperado. A maioria das questões são baseadas em estudos de casos, e isso complica pra quem não consegue fazer uma boa interpretação de texto. As perguntas são do tipo: “A query não está no padrão proposto, qual opção é a correta?” Só que das opções apresentadas, geralmente tem mais de uma que poderia ser correta. Porém, a resposta que eles esperam é a que se aplica melhor ao cenário que foi passado… Isso mata, deixa a prova cansativa e tensa! (de verdade). Não é uma prova que exige níveis jedis de conhecimento em SQL Server 2005, mas é bem importante conhecer muito bem os assuntos que são cobrados na prova. Com a experiência do dia-a-dia e algumas horas de dedicação focada nos assuntos que você não tem tanto contato, é o suficiente para conseguir ser aprovado neste exame.

A prova foi feita baseada em 7 casos de usos, com um total de 55 questões. Alguns assuntos que me lembro de terem caído na minha prova foram:

  • Gerenciamento de transações e locks;
  • Cursores
  • Códigos T-SQL no padrão ANSI
  • Tuning e performance
    Bom, mas deu tudo certo e consegui a aprovação na prova, fiz um score de 900 pontos de 1000 possíveis. Agora juntando às outras MCITPduas (70-431 e 70-441) que eu já havia sido aprovado a alguns anos atrás,  possuo a titulação de MCITP Database Developer – SQL Server 2005.

Muito obrigado à todos que deixaram seus votos de “boa sorte” pra mim, e os que me apoiaram dando dicas da prova. Vocês me ajudaram muito! 🙂

Seguindo meu planejamento 2010, agora vou correr atrás do titulo de MCT (Microsoft Certified Trainner) e em seguida atualizar meu MCITP de SQL Server 2005 para SQL Server 2008. Ainda estou amadurecendo as possibilidades de fazer a prova de upgrade ou de fazer todas as provas pro 2008, ainda não sei!

Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.