Expectativa versus Realidade

Expectativa versus Realidade

A cobrança por perfeição

cria efeitos ruins na nossa vida

As áreas de dados estão em plena ascensão nestes últimos anos e cada vez mais, as pessoas sentem a necessidade de expor suas realizações para o mundo. Contudo, há um preço alto para se pagar entre a Expectativa versus Realidade das nossas ações.

Há algum tempo venho conversando com pessoas, principalmente colegas da área de dados, que estão envolvidos com divulgação/compartilhamento de conhecimento. São pessoas diferentes, com experiências diferentes, que vivem em UFs diferentes, mas que sentem a mesma pressão: Cobrança de pessoas que consomem seus materiais. Este comportamento gera frustração em quem produz conteúdo, em quem consome aquele conteúdo, e em quem mais possa estar exposto à estas situações.

Eu faço parte da vida das pessoas. Quem nem me conhece me cobra posturas que as vezes nem sei como corresponder.

Fazendo um recorte, a propaganda do C6 Bank fala exatamente isso. A frase foi reproduzida a partir dos primeiros segundos da campanha #ÉDaSuaVida do C6 Bank, com Paolla Oliveira, que pode ser visto no vídeo abaixo:

O sentimento que estes colegas sentem está diretamente ligado à uma cobrança de excelência técnica. Não é fácil, mas é possível aprender a não ser excelente. Nós somos humanos e com isso nós erramos, temos medo, temos incertezas, temos fraqueza. Contudo, quando se vê os perfis de profissionais de dados em redes sociais como o Linkedin, a sensação é que todos são super-humanos vivendo de realizações incríveis e que nunca erram. Bobagem, eles (nós) erram sim! A questão é que não divulgam essa parte. Esta parte dos fracassos não dá “curtida” na postagem. Isso é péssimo!

 

Expectativa versus Realidade

Observando o que acontece nas redes sociais, é comum ver novos profissionais que se espelham naqueles mais experientes porque “a pessoa é perfeita”. Então o novo profissional cria uma ilusão que não pode errar e precisa ter aquele mesmo nível de excelência em suas entregas. Não caia nessa! Com o tempo a pessoa mais experiente aprendeu a errar menos, com aprendizados que você ainda terá na vida. Lá na frente você também terá cicatrizes de escolhas ruins e aprenderá quais caminhos tomar e quais evitar para que a Expectativa versus Realidade não te prejudique tanto.

No começo de 2020 eu havia decidido voltar a escrever aqui para o Blog. Minha expectativa era publicar sempre de segunda-feira. Isso funcionou por algumas semanas, mas com o passar dos meses fui aumentando a quantidade de publicações. Passei a publicar de segunda e quarta, depois, segunda, quarta e sexta. Mas infelizmente chegou um momento que o prazer (expectativa) que eu tinha para escrever, havia se tornado uma obrigação (realidade), e isso parou de ser uma atividade que fazia com prazer, passando a ser algo que fazia por obrigação. Quando não publicava as três vezes na semana, me sentia um fracassado (frustração). Foi então que parei de escrever “por obrigação” e estou publicando sobre assuntos que gosto e que me dão prazer de escrever, e o principal, sem obrigação de agradar ninguém.

Na época comecei a pesquisar sobre esta sensação ruim, também conversei sobre isso com meu psicólogo, foi então que conseguimos chegar à conclusão que o que estava sentindo era frustração.  A frustração chegou porque não queria desagradar as pessoas. Passei a dizer mais vezes não quando me fazem pedidos que não poderia assumir, porém, aprendi a não sentir culpa por estar declinando os convites.

 

Expectativa

Quando nós colocamos expectativas nas pessoas ou processos, sem ter total controle sobre como pode ser o resultado esperado, podemos nos frustrar. Contudo, mesmo pensando desta forma, não podemos sempre “ir com o pé atrás”. Todos nós possuímos vivencias diferentes, com culturas e forma de agir diferentes. Essa pluralidade é ótima para nos ensinar a trabalhar a questão da expectativa. É comum que nós tenhamos a sensação que as outras pessoas façam as coisas como nós queremos, mas, será que combinamos isso com elas? Será que nós alinhamos com a outra parte como que nós esperamos que aquilo aconteça? Será que a pessoa entendeu exatamente o que nós falamos?

Em reuniões que participo, sempre que as conversas ficam “no ar”, eu convido todos a deixar a mensagem explícita. Justamente para não deixar nada interpretável e depois alguém ficar com expectativa que o trabalho seria de uma forma e na realidade foi de outra. Isso pode incomodar algumas pessoas, mas ajuda na hora de validar as entregas e o que era esperado. Quando as definições ficam implícitas, cada pessoa pode interpretar da sua maneira justamente por sermos pessoas com vivências e experiências distintas.

 

Realidade

Depois que a gente conquista algumas cicatrizes no trabalho, aprendemos a errar menos nas expectativas e tentar deixá-la mais próxima da realidade. Este é o primeiro post de 2021, e muitas pessoas fazem as resoluções de Ano Novo com diversas coisas que gostariam de fazer neste ano. É algo projetado, algo que as pessoas tem a expectativa de fazer. Porém, não é prudente colocar objetivos que são inalcançáveis nestas resoluções. Estes objetivos muito distantes vão causar frustração quando não forem alcançados. Nestas situações é mais interessante que coloque expectativas mais realistas, que diminui a chance de frustração.

Por exemplo, eu sou Mestre em Inteligência Artificial, e tenho objetivo futuro de me tornar PhD. Eu sei que um programa de Doutorado tem aproximadamente 4 anos de duração. Não adianta eu colocar nas minhas expectativas de 2021 que vou virar Doutor. Não vai acontecer e eu ficarei frustrado. Contudo, posso colocar algo mais próximo à realidade, que é começar a minha jornada entrando em um programa de doutorado neste ano. Isso é muito mais provável de acontecer, e deixa a Expectativa versus Realidade mais próxima.

 

Frustração

Como pode ser lido na definição do Michaelis, a frustração acontece quando alguma coisa impede de se alcançar um objetivo. A frustração pode causar tristeza nas pessoas que tiveram aquele objetivo impedido.

Frustração

Quanto mais diminuir a distância entre o que se espera de algo, que é a expectativa, e o que se tem como resultado, a frustração tende a ser reduzida. Em algumas situações, pode até ser eliminada.

Para encerrar

Acredito que alguns pontos são importantes para manter a nossa sanidade mental:

  1. Aprenda a dizer não para as pessoas sem se sentir culpado com isso;
  2. Não deixe que pessoas coloquem expectativas em você, sem você ter combinado e aceitado isso com elas;
  3. Trace objetivos mais realistas, mas não deixe de sonhar!
Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.