Processo para renovar certificação Microsoft

congratuilations you passed

A Microsoft mudou em 2020

o processo para renovar certificação

Desde dezembro/2020 houve uma mudança no processo para renovar certificação Microsoft. Algumas certificações tem prazo de validade de 2 anos, e para renovar, é necessário refazer o exame. Com essa alteração, a pessoa que possui um exame que tem data de expiração receberá um aviso 6 meses antes de vencer. O e-mail é um convite para fazer a atualização gratuita no portal de aprendizagem de Microsoft.

No caso de ser aprovado, a validade do exame é postergada por mais 1 ano a partir da data de vencimento. Mas, se ao tentar passar neste exame mais simples e for reprovado, não tem problema, 24 horas após a reprovação é possível realizar novamente a prova. Porém, se estourar o prazo de validade do exame e a pessoa não for aprovada na atualização, será necessário realizar a prova completa novamente.

Mas afinal, como fazer?

Antes de mais nada, você precisa ter sido aprovado em um exame Microsoft que tenha prazo para expirar. Há algumas opções de certificações que você pode se interessar, e caso queira, pode estudar através deste guia.

O processo para renovar a certificação Microsoft é bem simples e busca ajudar a pessoa interessada na renovação.

Você deve acessar o portal caso não receba o e-mail ou ele tenha desaparecido na bagunça da sua caixa de entrada (foi o meu caso). Dentro do portal de certificações você vai verificar se tem algum exame que está dentro do prazo de 6 meses para vencer. A minha prova que iria expirar era Azure Data Scientist Associate, então fui redirecionado para a página de renovação deste exame.

Ao acessar o portal é apresentado uma trilha de estudos contemplando o que é exigido na atualização da prova. Se o candidato achar pertinente, ele faz o treinamento oferecido e realiza o exame a hora que quiser. Um ponto positivo de destaque é que não precisa toda aquela formalidade que há nas provas oficiais.

Trilha de Aprendizado

Porém, mesmo sem fazer o treinamento, você pode realizar a prova na hora. Enquanto isso fui ler sobre o processo na FAQ da renovação e descobri que poderia fazer quantas vezes fossem necessárias. Como pode se ver na figura abaixo:

refazer varias vezes

Certamente eu queria ver como seria o exame, então fiz na hora (me beneficiando da garantia de fazer novamente caso eu não fosse aprovado). Respondi qualquer coisa em cada uma das 25 perguntas que foram apresentadas para mim. Como resultado, fui reprovado! Mas foi por uma boa causa, queria saber como era o processo para depois escrever aqui.

O que me chamou a atenção positivamente, acima de tudo, foi que ao terminar a prova e ser reprovado, o treinamento que tinha sido apresentado originalmente, foi adaptado. O conteúdo posteriormente passou a cobrir os pontos que eu havia ido pior no exame. Como pode ser visto na imagem abaixo:

study material

A prova de certificação

A pressão da realização do exame é muito mais leve do que se encontra em uma prova oficial, mas mesmo assim, a cobrança das questões são interessantes. Recomendo acompanhar a trilha de estudos inicial para se atualizar dos tópicos que são cobrados na prova, e caso seja reprovado, faça a trilha ajustada para sua necessidade.

As 25 questões que são apresentadas, só avançam, ou seja, você não pode voltar para uma questão que já respondeu. Eu testei a tradução do navegador e ele traduz bem a pergunta e as alternativas. Com isso, você poderá fazer a prova em português.

O resultado é calculado e apresentado no final da prova. Ao ser aprovado a data de expiração é postergada por 1 ano. Esta prorrogação é a partir de quando vence o exame oficial, mas não da data que realizou o exame, como pode ser visto abaixo:

Azure Data Scientist Associate

 

Repare que a data de expiração é de 30/Agosto, mas eu realizei a renovação em 20/04.

O mais importante, no final, é aprender… Mas também é muito gratificante ver essa imagem lhe dando os parabéns por ter sido aprovado.

congratuilations you passed

 

 

Bons estudos e boa renovação!

Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.