O Dilema das Redes e muito mais…

O dilema das redes

O Dilema das Redes na Netflix

não é a única produção que você PRECISA conhecer sobre tecnologia

Buscando expandir a mente sobre o tema e trazendo outras produções relacionadas à tecnologia, elaboramos uma lista de produções como O Dilema das Redes, e muito mais. Muito se fala sobre como tecnologias que envolvem Inteligência Artificial e Machine Learning podem ser usadas, e este tópico vem aumentando nas ultimas semanas. Contudo, grande parte destas discussões estão direcionadas à parte ruim da tecnologia. Isso acontece com recortes que direcionam a conversa para o lado negativo como a falta de privacidade ou como somos influenciados por estas ferramentas.

Podemos sair da bolha?

Começando com O Século do Ego, que é um documentário publicado em 2002 pela emissora BBC Two Britânica. O documentário retrata como Edward Bernays usou os estudos do seu tio, Sigmund Freud, para direcionar pessoas. Elas reagirem de forma positiva às mensagens que seus contratantes pediam. Você encontra esse documentário de 4 horas no youtube.

Outra obra que não pode faltar para o senso crítico sobre o tema, foi o livo publicado por Darrell Huff em 1954, com o título Como Mentir com Estatística. Contudo, são 10 capítulos que destacam a forma de pensar e como fomos induzidos à acreditar nas peças publicitárias.

Vale a pena ter sempre um pé atrás

Apesar de todo o barulho em volta de O Dilema das Redes (publicado pela Netflix em Janeiro/2020) nestes últimos dias, na minha opinião esta obra foca diretamente em como somos influenciados pelas informações que consumimos nas nossas redes sociais. Dá um foco nas coisas ruins que a tecnologia pode fazer. Por outro lado, ao assistir Dataland (publicado pela Amazon Prime em 2019) eu gostei da forma positiva que Helsinque está trabalhando para mapear o genoma de 10% da população e permitir que isso ajude no combate à problemas de saúde.

Mas não posso deixar de destacar também o encerramento do documentário de 1 hora falando sobre o problema que acontece na China. Com isso, lhe convido à ler o texto Guerra da IA entre China e Estados Unidos, publicado em Março/2020. Como também não se pode deixar de lembrar do documentário de 2hs chamado Privacidade Hackeada (publicado pela Netflix em 2019) que aborda os problemas de privacidade de dados. Por exemplo o processo de 5 bilhões que o Facebook está enfrentando, causado pelas atividades que a Cambridge Analytica.

Algumas outras obras

Mas não é só de forma negativa que vamos discutir, podemos ver o uso dos dados pelo lado positivo da coisa. Por exemplo, o filme O Homem que Mudou o Jogo (tem na Netflix) mostra como um time de baseball que não tinha orçamento para trazer os melhores jogadores da liga, mas que conseguiu montar o melhor time possível através da análise de dados. Como também o documentário The Code (Netflix) que em 4 capítulos e mostra como a matemática está presente no nosso dia a dia. Apesar de muitas pessoas não gostarem do Bill Gates, ele é um homem fantástico. Investe muito para que o mundo seja um lugar melhor para todos. É possível ver um pouco deste trabalho junto ao instituto Bill & Melinda Gates, no documentário O Código Bill Gates (Netflix)

E pra finalizar, deixo o convite para que assistam também A Era dos Dados (Netflix), e tirem suas próprias conclusões sobre o momento que estamos vivendo. Lembrem-se que o século XXI nos permite viver isso!

Sobre Diego Nogare 347 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.