Fui tapeado…

Fui Tapeado

Em muitas reuniões

vejo coisas desnecessárias sendo oferecidas

Já tive a sensação de que quase fui tapeado em várias reuniões. E infelizmente isso acontece aos montes! Participo de conversas de negócios/técnicas com clientes, parceiros e fornecedores há alguns anos. Essa é a minha rotina, junto com mandar e receber e-mails e ajudar o time (quando precisam) a sair do outro lado. Contudo, essa sensação de ser tapeado é algo que incomoda e acontece na maioria das vezes porque não se ter domínio sobre aquilo que está sendo discutido.

Por exemplo, já participei de reuniões onde muitos elementos ou recursos computacionais são adicionados ao projeto, e que na realidade não ajudam em nada a resolver o problema do cliente mas deixam próximo de bater meta de quem estava fazendo aquilo.

Saber que os projetos que participo vão resolver o problema do cliente com parcimônia é impagável. Por mais estranho que pareça, já houve reunião no qual convencemos o cliente de que ele não precisava de um projeto de Big Data, Inteligência Artificial ou Machine Learning. Tenho o privilégio de colocar a cabeça no travesseiro e dormir com a consciência tranquila.

Fui tapeado…

Um caminho que nos ajuda a não ser tapeado é estudar sobre o que vamos discutir. Por exemplo, quando se vai discutir sobre Inteligência Artificial é importante saber que não há magica, e que não dá para comprar promessas milagrosas. Se alguém te garante que o projeto terá uma acurácia alta em pouco tempo ou que conseguirá te entregar uma resposta precisa, desconfie! Mas você só conseguirá ter essa percepção do que está discutindo, quando estudar o assunto. E você pode extrapolar essa ação à todas as outras áreas do conhecimento, não só à Inteligência Artificial ou Machine Learning.

E como estudar?

Para todos estes assuntos que envolvem tecnologias Microsoft, você consegue se atualizar pelo site do Microsoft Learn. Você pode acessar a qualquer momento, e começar as trilhas de aprendizagens (Learning Path). Apesar de ser gratuito e com conteúdo atualizado, os assuntos não são superficiais. Por exemplo, é possível criar um sistema de automação de NLP usando Inteligência Artificial dentro do Power Platform, só estudando esta trilha de aprendizagem: https://docs.microsoft.com/en-us/learn/challenges?id=a3087e6f-e8a4-4365-b132-f8be2e5a725d

E as provas?

Apesar de eu ter escrito sobre as Top 5 certificações de IA e depois apresentar um Guia de Certificação em IA e ML da Microsoft, você não precisa ir tão fundo caso não queira. Recentemente eu fiz alguns exames em tecnologias que envolvem a área de dados da Microsoft, e fui aprovado em todos eles. São exames de nível inicial, que dão uma visão geral sobre o assunto, mas não aprofunda em detalhes técnicos. Contudo, para não ser tapeado, é uma ótima forma de se atualizar.

AI-900 pode lhe ajudar com os primeiros passos em Inteligência Artificial, mas não se surpreenda com o tanto de conteúdo que vai aprender ao estudar para esta prova. Você terá conceitos sobre aprendizado de máquina (Machine Learning) e Inteligência Artificial, sempre dentro do ambiente Azure.

AZ-900 é a certificação sobre Fundamentos do Microsoft Azure, e dá uma visão geral de como você pode contratar os serviços na plataforma da Microsoft além de ajudar a ter conhecimentos básicos sobre Cloud Computing.

DP-900 tem o foco na Plataforma de Dados e como são implementados, principalmente por meio dos serviços de nuvem. Você pode usar estes assuntos para lhe dar base sobre os serviços de armazenamento e processamento de dados.

PL-900 te ajudará a entender os elementos que envolvem a Power Platfom, que permite automatizar processos básicos de negócios, realizar análises básicas de dados, desenvolver aplicativos e bots rapidamente.

O objetivo principal é você não ser tapeado, e realizar o exame após seus estudos, te ajudará a ter uma comprovação externa sobre o assunto que você estudou e aprendeu. Desejo boa sorte na jornada, e que tenha sucesso nos exames!

Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.