Minha trajetória de certificações

Trajetória de certificação MCT

Minha primeira certificação

foi em meados dos anos 2000, e este ano voltei a ser MCT

Minha trajetória de certificações não começou há pouco tempo, foi em 2006, mas desde sempre na área de dados. Contudo, mesmo começando com SQL Server e tendo um carinho enorme por esta plataforma que pagou meu salário por anos, venho investindo tempo e esforço em estudos que envolvem Machine Learning e Inteligência Artificial. Isso me direcionou para a realização de algumas provas da trilha de Data & AI da Microsoft recentes.

Certificação em 2006

No entanto, com todos os acontecimentos que estamos vivendo no mundo, a Microsoft decidiu abrir mão de uma taxa de suas titulações. Eles deixaram gratuito o valor da anuidade para quem já foi MCT – Microsoft Certified Trainer, ou quem gostaria de ser a primeira vez. Assim, quando você preenche as premissas para ser um instrutor oficial de treinamentos Microsoft, pode pedir esse título. É um investimento de quase 400 dólares, que não estão sendo cobrados. Sem contar os diversos benefícios que um MCT tem.

Minha trajetória de certificações

Lá em 2006 comecei com a primeira, foi uma prova de SQL Server 2005. Com isso me tornei MCP – Microsoft Certified Professional que é obtido a partir de qualquer exame que é aprovado, e com essa prova em específico, também veio o título de MCTS – Microsoft Certified Technology Specialist. Em anos seguintes fui aprovado em mais alguns exames de SQL Server, o que me permitiu obter a titulação de MCITP – Microsoft Certified IT Professional. Por volta desta mesma época, também fiz uma das provas de entrada com objetivo de ajudar no direcionamento de alunos que buscavam a primeira certificação. Foi quando obtive MTA – Microsoft Technology Associate: Database Fundamentals. Por alguns anos, entre 2010 e 2015, mantive meu título com renovação anual de MCT – Microsoft Certified Trainer. Mas como não estava mais ministrando cursos oficiais, a taxa anual de manutenção deste título não era interessante. Fiquei um tempo sem realizar exames, mas em 2019 voltei, e fui aprovado no exame que prestei, recebendo Azure Data Scientist Associate, e em 2020 fui aprovado em outro exame recebendo Azure AI Engineer Associate. E semana passada, após essa oferta da Microsoft de não cobrar pelo título de MCT, eu apliquei e fui aceito!

Torne-se também um MCT

Com essa oferta da Microsoft, você também pode obter o título de Microsoft Certified Trainer, mas lembre-se de atender às premissas. Para aproveitar esse desconto de 100%, acesse o site https://mcp.microsoft.com/Authenticate/MCT e siga o cadastro. São alguns passos, contudo, mesmo eles pedindo entre 24 e 48hs até chegar o a sua confirmação, eles processam os pedidos em poucas horas.

E ai, bora ter o título de instrutor oficial Microsoft?

Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.