Meus livros estão gratuitos

Livros gratuitos

Deixei meus livros gratuitos

acesse e baixe todos sem gastar nenhum centavo

Não é de hoje que acredito que a educação pode fazer do mundo um lugar melhor, e pensando nisso, há alguns meses tomei a decisão: meus livros estão gratuitos! Fiz isso para tentar democratizar o que conheço e estudo há anos.

De forma rápida, mas útil para vocês me conhecerem: Trabalho há mais de 20 anos, meu primeiro deploy foi em 1998. Contudo, desde 2002/2003 venho me aventurando na área de dados, mais especificamente com SQL Server. Porém, em 2012/2013 comecei a entregar projetos com Big Data e Machine Learning. E finalmente, em 2020 concluí o meu mestrado na área de Inteligência Artificial (e com um pé na astrofísica). Recebi alguns títulos internacionais como o título de Microsoft MVP por 11 anos seguidos e Microsoft Regional Director, em 2019. Fui diretor do PASS por 2 anos, entre 2018 e 2019, ajudando a organização a cuidar de mais de 350 mil membros ao redor do mundo. Também leciono em programas de pós graduação na FIAP e no Mackenzie.

 

Livros gratuitos

Estes são os títulos publicados até agora:

Do Banco de Dados Relacional à Tomada de Decisão

É um livro focado em Business Intelligence utilizando SQL Server. Passa por tópicos envolvendo a criação de Data Warehouse, Movimentação de Dados com SSIS, criação de cubos multidimensionais com SSAS e por fim geração de relatórios com SSRS.

 

SQL Server Além do Conceito: Blog Post Collection

Nossa comunidade de SQL Server sempre foi muito unida, contudo, tínhamos blogs separados. Mas isso não foi um problema para nós consolidarmos posts individuais e arriscar essa publicação. Foi um projeto rápido e colaborativo que envolveu muitos profissionais da área de Banco de Dados do Brasil.

 

SQL Server Além do Conceito: Volume 2

A primeira versão deu certo, então decidimos fazer uma segunda versão. Porém, desta vez, com conteúdos originais para o livro. Reunimos novamente diversos profissionais da área de banco de dados e fizemos a publicação.

 

Análise preditiva com Azure Machine Learning e R

Em conjunto com o Thiago Zavaschi, engenheiro de campo da Microsoft e principalmente um grande amigo de longa data, escrevi esse livro com foco em análise preditiva utilizando Azure Machine Learning. Foi a primeira publicação em português sobre o tema. Cobrimos tópicos que envolviam o dia a dia de um cientista de dados, como resolver problemas envolvendo classificação e regressão no paradigma de aprendizado supervisionado, e clustering no paradigma de aprendizado não supervisionado.

 

I Jornada Latino Americana de Atualização em Informática

Este livro foi o resultado de um workshop entregue em uma conferência internacional, onde diversos pesquisadores apresentaram seus trabalhos. O capítulo 12 deste livro é sobre Big Data com Spark e escrevi em conjunto com outros dois professores do Mackenzie. O Prof. Dr. Ismar Frango e o Prof. Dr. Leandro Augusto. Mas não é só da área de Big Data que tem publicação neste livro, é possível encontrar também assuntos em diversas outras áreas da Ciência da Computação.

 

Não quero gerar ansiedade, nem cobrança desnecessária, mas em breve teremos atualizações aqui nesta lista. Fiquem ligados!

Sobre Diego Nogare 347 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.