Top 5 certificações para Inteligência Artificial

Certificação de IA

Como mostrar seu conhecimento em determinada área da IA

utilizando um método reconhecido mundialmente

Pensando sobre as top 5 certificações para Inteligência Artificial, vale a pena explicar o porque acredito que é uma boa alternativa para você apresentar ao mundo que conhece de determinado assunto. Há pessoas que discordam desta abordagem de realizar provas de certificação, alegando que essa prova só garante que ele aprendeu o assunto para ser aprovado. Mas contra isso, alguns institutos de certificação apresentam cenários que simulam o real, e pedem para que o candidato realize determinadas atividades. Contudo, de forma global, é possível entender que este conhecimento do candidato é o mesmo cobrado para outros candidatos. Sejam estes candidatos moradores dos Estados Unidos ou do Azerbaijão. Todos que se arriscam a realizar a prova, a fazem com os mesmos critérios de aprovação. Eu já havia publicado um guia de estudos para os candidatos se preparar para exames de SQL Server 2012..

 

Certificações de Inteligência Artificial

Dentro das top 5 certificações para Inteligência Artificial, imagino que estas são as mais interessantes.

Cloudera Certified Professional (CCP Data Scientist)

A certificação CCP Data Scientist ajudar a provar que o candidato está capacitado, se ele for aprovado no exame. A prova cobra soluções de computação distribuída, de forma escalável ​​e robusta. Contudo, um candidato também precisa passar por exames separados em Estatística Descritiva e Inferencial em cenários de Big Data. Também existe cobrança de assuntos relacionados à Advanced Analytics em ambientes de Big Data, como também Machine Learning usando Scala. Este exame é um dos que é baseado em cenário desafiadores, com situações de problemas utilizando dados estruturados e não estruturados. É um grande desafio!

EMC Data Science

A EMC é mundialmente conhecida como uma empresa de Storages, Virtualização e Servidores. Mas não é só isso! Ela também atua com computação em nuvem, segurança e análise de dados. A certificação EMC Data Science cobra conhecimentos em virtualização, análise de dados e o papel do cientista de dados. Esta certificação não expira com o tempo, mas para se preparar o preço é bem salgado. Um dos cursos está na faixa de 1500 dólares.

Microsoft

A Microsoft segmentou os exames de certificação envolvendo IA em alguns níveis, como pode ser acompanhado na imagem abaixo

Certificações

 

Na ordem cronológica, o exame DP-100 é o próximo da lista. Neste exame é cobrado tópicos de Machine Learning utilizando Python e também com o Azure Machine Learning, consequentemente tem assuntos envolvendo estatística e ciência de dados. Ao realizar esta certificação, você obtém o título de Microsoft Azure Data Scientist Associate.

Na sequência vem o DP-200, que já cobra algumas coisas voltadas à tecnologias que envolvem Big Data, como Data Lake, Stream Analytics, Cosmos DB, Polybase, Data Factory e alguns outros produtos da família de dados do Azure. Em segundo momento vem o exame DP-201, que ao ser aprovado juntamente com o DP-200, o candidato recebe o título de Azure Data Engineer
Associate. Este exame cobra assuntos como Databricks, Segurança no Azure, Arquitetura e implementação de soluções envolvendo o ecossistema de dados em nuvem Microsoft.

Por fim, o exame AI-100 cobra conhecimentos do candidato envolvendo os serviços cognitivos, integração com desenvolvimento de software que consome estes recursos. Melhores práticas para processar os modelos de IA. Ao ser aprovado neste exame, o candidato recebe o título Azure AI Engineer Associate.

 

UPDATE: A partir de 30/06/2021, os exames AI-100, DP-200 e DP201 não estarão mais disponíveis. Contudo, o exame AI-102 substituirá o AI-100 e os exames DP-200 e DP-201 serão substituídos por uma versão unificada do exame DP-203. Esta mudança busca atualizar os conteúdos das provas com as novidades mais recentes da Microsoft.

 

Os outros exames apresentados na imagem, como por exemplo o AZ-900, é bastante básico e cobra conhecimentos gerais sobre computação em nuvem. Apesar de utilizar o Azure para solidificar o conhecimento esperado do candidato, é um exame sobre conceitos. Já o AZ-300 e o AZ-301 são exames que envolvem a área de infraestrutura de cloud computing, segurança, monitoramento, implementação e integração… Mas, se você for aprovado, terá o título Azure Solutions Architect Expert.

INFORMS (CAP)

A certificação CAP (Certified Analytics Professional) da INFORMS (Institute for Operations Research & Management Sciences) é, talvez, a mais neutra de todas. Como o instituto não está associado a nenhum fornecedor, ele não cobra assuntos relacionados à determinados produtos. Mas isso é um ponto positivo, você não precisa refazer a certificação caso algum produto sofra atualizações. Por outro lado, você precisa atingir uma pontuação de 30 PDU (Professional Development Unit) a cada três anos para manter a certificação válida. As PDUs são obtidas em forma de treinamentos, auto-aprendizado, e experiência profissional de trabalho. Da mesma forma o CAP exige, além de experiência no setor, também um diploma de bacharelado ou mestrado em uma área relacionada à dados.

Exin

A Exin também oferece certificações globais sobre determinadas áreas de conhecimento, e para os assuntos que envolvem Business Intelligence & Process, eles oferecem 15 tipos de exames diferentes. Como são diversificados, vale a pena investir um tempo para navegar na página dos exames e conhecer o que eles oferecem. Quero aproveitar e destacar três destes exames, baseado na minha experiência e vivência com projetos envolvendo dados, são eles: O VeriSM Professional, que cobra conceitos envolvendo transformação digital do candidato. Também CCC Big Data Foundation, que cobra conhecimentos envolvendo a área de Big Data com Cloud Computing, utilizando ferramentas como Hadoop e MongoDB. Outro exame que chama atenção é o BCS Foundation Certificate in Business Analysis, que cobra do candidato conhecimentos sobre análise de negócios, estratégias para gerenciamento de modelos de negócios, e assuntos correlatos.

E para se preparar?

Repare que todos os exames que comentei possuem link para as páginas originais, nas suas origens é possível obter mais detalhes sobre o que é exigido em cada exame. Recomendo que navegue até as páginas dos exames que lhe chamaram mais atenção, e veja os assuntos que são cobrados. Alguns dos exames possuem um simulado que você pode adquirir na internet, estes simulados podem ajudar você a entender como está seu conhecimento sobre o conteúdo cobrado no exame, antes de realmente fazê-lo. Todos os links também apresentam o que é exigido de conhecimento para aquele exame, e essa lista de exigências é um grande acelerador para você buscar conhecimento…

Boa sorte nos exames!

Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.